Ilhabela tem assembleia agendada para decidir futuro do Hip Hop na cidade

Por: Ivan Araujo.

No dia 12 de setembro, às 18 horas, haverá uma reunião para formar o corpo de diretores do Coletivo Hip Hop de Ilhabela e o Estatuto do Hip Hop local. O intuito é protocolar o projeto junto à prefeitura municipal e fazer com que seja entendido como um elemento educacional, trabalhando os quatro elementos: Break, MCs, DJ e o Graffiti.

Na visão de Piu Piu, uma das mentes pensantes do coletivo, o conceito é trabalhar nas escolas, perpetuar o Hip Hop por muitos anos e fazer com que outras pessoas possam dar continuidade ao trabalho. "A meta principal é ir às escolas, Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela-FUNDACI, criar a ONG, ter um espaço próprio para dar as aulas e oficinas. Com o Coletivo, a ideia é continuar passando a diante, para que outras possam continuá-lo com a mesma intenção de conscientização, informação, cultura, educação." Expandir o trabalho para as comunidades e apoiar outros eventos também é o foco. "A gente tem o propósito de passar a conscientização nas quebradas, nos morros. Incentivar as crianças fazendo as oficinas. Estamos iniciando uma fase de pensar juntos e planejar novas metas e propostas como um coletivo. Sempre estaremos a par de outros eventos por conta do coletivo. Vamos fazer volume e ajudar no que pudermos", completa Piu Piu.

O Hip Hop chegou à cidade por volta dos anos de 1992/93, levado por novos moradores vindos de São Paulo e praticado nos bairros do Itaguaçu e Barra Velha. Nos bailes do Esporte Clube de Ilhabela, já se formavam as rodas de break e de lá pra cá, ganha cada vez mais força. Para Xing-Gui, o Hip Hop tem grande relevância em sua formação como artista, mas principalmente, como pessoa. "Quando eu via os graffites nos muros, o DJ riscando ou até mesmo alguém com uma roupa mais larga, eu me sentia maior, por que era como se fossemos um só. E quando eu escutava RAP, aí sim, eu me sentia gigante e ficava pensando: 'os 'cara tá' cantando a minha vida'." E essa vivência pode ser repassada aos jovens que estão iniciando suas caminhadas. "Eu posso afirmar que o HIP-HOP mudou a minha vida e eu vou lutar para que os 'menozin' tenham um contato com algo que eles passem a se sentir melhores e maiores e é isso que a Cultura HIP-HOP representa pra mim", completa Xing-Gui.

 

 

Veja também: Graffiti. O elemento que visa revitalizar áreas vulneráveis e expandir cultura e educação na cidade de Mauá

Veja Também: Entrevista com: Phantom de las Kalles

 

 

Conhecida como a Capital da Vela, Ilhabela recebe todos, os anos eventos ligados ao esporte, mas a música e outras formas de arte também passam pela cidade. O Furious Force, criado em 2002, já promoveu o Ultimate Fighter Breaking-UFB, uma alusão ao famoso UFC. Além disso, o município conta com a Semana do Hip Hop, em setembro, onde acontecem intervenções culturais, shows com grupos locais e artistas renomados. Até o Brazil Hip Hop Dance Championship, evento que dá a chance de participar do campeonato mundial, passou pela cidade, em 2019.

O encontro será realizado na Rua José Bonifácio, 152, no bairro da Água Branca e além das eleições para os cargos diretores e a criação do Estatuto, ainda terá exposições, apresentações e MIC aberto. Devido à pandemia por conta da Covid19, os participantes deverão usar máscaras e passar álcool em gel.

O Coletivo Hip Hop Ilhabela tem o apoio da Associação dos Músicos de Ilhabela e também, da Associação Movimento Afrodescendente de Ilhabela.

Categoria:Coluna do Gueto por Ivan Araújo